Fortaleza quer soluções


Fortaleza comemora com festa seus 286 anos. Mas os moradores da Cidade expressam também grande preocupação com os problemas de nossa metrópole. A Capital precisa de um projeto avançado, que melhore de maneira significativa as condições dos que aqui vivem, trabalham, estudam e nos visitam. 

 

 
Fortaleza, com seus 2,5 milhões de habitantes, é impactada pelos municípios da Região Metropolitana, abarcando quase quatro milhões de habitantes – a que mais cresceu no País neste século. Somos a quinta capital do País e a 71ª maior cidade do mundo em termos de população.
 
 
Para fazer frente à complexidade de problemas decorrentes de tal aglomeração é necessário um projeto político ousado e planejamento estratégico. Sua elaboração deve envolver trabalhadores e trabalhadoras que aqui atuam e vivem, academia, arquitetos, urbanistas, engenheiros, geógrafos, economistas, profissionais da área da saúde e educação e empresários. A população laboriosa, a juventude, os idosos, os artistas, os homens e mulheres que cotidianamente enfrentam os problemas da Cidade e vislumbram soluções.
 
 
Aqui temos um povo acolhedor que, na alta estação, recebe cerca de 900 mil turistas que vêm conhecer nossas belezas naturais e as que construímos ao longo da nossa história; vêm desfrutar de nossa cultura, nossos costumes, nossa gastronomia. E muitos voltam, voltam inclusive para aqui morar e desenvolver suas atividades.
 
 
A cidade é o lugar da interação econômica, social e cultural. Requer um projeto avançado para enfrentar as questões ambientais, sociais e econômicas. Este é o grande desafio estratégico: construir uma metrópole contemporânea, moderna, com oportunidades de crescimento e desenvolvimento, com uma nova configuração urbana, que atraia investimentos e inovações. Uma cidade humana, saudável, competitiva, criativa e próspera.
 
 
Precisamos de uma ação política destemida que dê voz ao cidadão e à cidadã, ao investidor, ao cientista para que os grandes projetos estruturantes embasem ações eficazes na área da segurança, saúde, educação, transporte público, locomoção, lazer e esporte. Uma Fortaleza que viva um presente de entusiasmo e que construa seu futuro com sabedoria.
 
Inácio Arruda
[email protected] 
Senador (PCdoB-CE)