Com o objetivo de aperfeiçoar o mecanismo de seleção e avaliação de projetos, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) criou um novo fluxo operacional de análise dos pedidos de crédito. A partir do dia 2 de maio, mudam as informações a serem dadas durante a primeira etapa, por meio de um novo formulário mais detalhado.
Será mantido o procedimento atual de análise das propostas em duas fases, a Consulta Prévia (CP) e a Solicitação de Financiamento (SF). Antes, a CP servia basicamente para dizer se a proposta se enquadrava ou não nos critérios da Finep e o detalhamento ficava para a SF, feita apenas para os projetos considerados enquadrados.
A novidade é que agora a Finep passará a realizar a análise de mérito na etapa de Consulta Prévia e, portanto, o cliente deverá, já nessa fase, enviar informações mais detalhadas sobre organização e gestão, seus diferenciais competitivos, estrutura de PD&I, a inovação proposta e sua inserção na estratégia empresarial, entre outros dados. Por outro lado, com essa mudança, o formulário de Solicitação de Financiamento será simplificado e seu tempo de análise será menor.
Com o aprofundamento da avaliação na etapa inicial, será reduzida a necessidade de envio de informações complementares das empresas nas fases seguintes e a previsão é que o tempo de análise, contratação e liberação dos recursos caia. Institucionalmente, a Finep passa a ter uma visão melhor de sua carteira, podendo atuar de forma mais seletiva, a partir do melhor alinhamento de suas ações às prioridades estratégicas definidas pelas políticas públicas vigentes.
Vale lembrar aos clientes que já encaminharam consultas que, até 2 de maio, o procedimento será mantido conforme as regras atuais, mas as Solicitações de Financiamento no formulário antigo só serão aceitas até o prazo limite de 90 dias após o enquadramento da antiga CP. As consultas já enquadradas cujas Solicitações de Financiamento não tenham sido encaminhadas até esta data serão canceladas, devendo ser reapresentadas no novo formulário.