A meta do governo é que até 2014, cerca de 100 mil mulheres sejam beneficiadas pelo programa Mulheres Mil, de educação e qualificação profissional. Nesta segunda-feira (23), o ministro da educação participou de uma cerimônia que contou com a presença do governador-geral do Canadá, David Johnston. O Canadá é um dos parceiros do programa.
"O Brasil tem interesse em continuar a parceria com o governo do Canadá por ser um país que prioriza a educação. Uma de nossas metas é ampliar o número de vagas para que essas mulheres tenham acesso à educação e se tornem profissionais melhores. O programa Mulheres Mil está virando ‘mulheres dezenas de milhares’", disse o ministro, Aloizio Mercadante.
O programa, que surgiu em 2007 nas regiões Norte e Nordeste, em parceria com a Associação das Faculdades Comunitárias Canadenses, atende atualmente 10 mil mulheres, matriculadas em 112 campi em todo o Brasil. Até o final deste ano, 20 mil brasileiras terão acesso aos cursos profissionalizantes em 214 núcleos de atendimento. A parceria com o Canadá viabilizou a adaptação das metodologias das faculdades comunitárias canadenses de ensino e de inserção no mercado de trabalho que existem desde a década de 1960 à realidade das mulheres brasileiras.
As beneficiárias do programa entregaram ao governador-geral do Canadá, David Johnston, o livro Mulheres Mil – do sonho à realidade. A publicação traz o início da trajetória do programa no Brasil, narrada por 27 mulheres que participaram do projeto-piloto implantado nas regiões Norte e Nordeste.