Estão abertas, até o dia 18 de maio, as inscrições para a 32º edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. Concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio é destinado aos que contribuíram significativamente para tornar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação mais conhecidas do público.
Neste ano, a categoria é Instituição e Veículo de Comunicação, que premiará a instituição – pesquisa e ensino, centros e museus de ciência e tecnologia, órgãos governamentais, instituições culturais, organizações não-governamentais e empresas públicas ou privadas – ou veículo de comunicação coletiva que tenha tornado acessível ao público conhecimento sobre ciência e tecnologia e seus avanços.
O troféu à entidade agraciada será entregue na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que este ano acontece em julho na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A documentação necessária para se candidatar é: ficha de inscrição; currículo atualizado na Plataforma Lattes; justificativa em que se evidencie significativa contribuição à divulgação científica e tecnológica; e apresentação de trabalhos, no mínimo cinco e no máximo dez, considerando os mais importantes e relevantes.
A inscrição deve ser encaminhada ao CNPq – Serviço de Prêmios, para o endereço: SHIS Quadra 01 Conjunto B – Bloco B, 1º andar, Edifício Santos Dumont, Lago Sul, Brasília – DF, CEP 71605-001.
História
O prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos. É concedido anualmente em sistema de rodízio a três categorias: divulgação científica e tecnológica, jornalismo científico e instituição e veículo de comunicação.
A diversidade dos vencedores ao longo de sua história – entre os quais veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão, além de pesquisadores e seus trabalhos individuais – comprova a importância do Prêmio José Reis em motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação científica no Brasil.
Para saber mais acesse o site ou o correio eletrônico.