Com o intuito de minimizar os possíveis estragos que serão causados pelas próximas chuvas, o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), irá capacitar agentes de 80 coordenadorias municipais e estaduais das nove capitais do Nordeste. Os treinamentos, com palestras e atividades práticas, serão realizados entre 20 de março e 20 de abril.
Leia também: Comissão da Defesa Civil aprova relatório final
"Nosso papel é apoiar e fortalecer as defesas civis de todo o País para criarmos uma forte rede de ajuda em casos de desastres", afirma Rafael Schadeck, diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Sedec.
Os treinamentos contemplam palestras sobre o Sistema Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais; mapeamento e sistematização das informações de riscos geológicos; reconhecimento de situação de emergência e estado de calamidade pública; e transferência obrigatória e cartão de pagamento de Defesa Civil.
Os participantes também irão elaborar propostas de Planos de Contingência Municipais, com a utilização de dados reais e a ajuda técnica da Sedec.
A secretaria conta com a participação de técnicos do Centro Nacional de Monitoramento de Riscos de Desastres (Cenad), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).