O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mantém-se ativo e atento em Havana, onde se recupera de uma operação cirúrgica, à marcha dos principais programas sociais que se desenvolvem em seu país.
O presidente enviou durante a noite de quinta-feira (1º/03) três mensagens via Twitter ao programa Contragolpe, da Venezuelana de Televisão, no qual sua condutora, Vanessa Davies, entrevistava Yadira Córdova, vice-presidente do governo para a área social e ministra de Educação Universitária.
"Boas noites Vanessa e Yadira. Aqui estamos Jorge, Nicolás, Rosa, María e eu desfrutando o programa. Vejo que avançamos nas Grandes Missões", escreveu Chávez em sua primeira mensagem.
Poucos minutos depois, entrou o segundo: "Devemos continuar avançando sem trégua na batalha contra a pobreza, perversa herança do Capitalismo. Viveremos e Venceremos!"
Finalmente, o presidente informou, pela mesma via: "Neste momento estou assinando 11,2 milhões (de bolívares, uns 2,6 milhões de dólares) para os quartetos e despesas de logística da Missão Em Amor Maior".
Esta missão foi criada para registrar mulheres de 55 anos de idade ou mais e homens maiores de 60 anos que vivem em núcleos familiares com rendimentos inferiores ao salário mínimo, a fim de lhes garantir o benefício da pensão de velhice e a atenção integral que lhes corresponde.
Também anteriormente, o chefe de Estado venezuelano realizou um contato por telefone com o vice-presidente e ministro de Petróleo e Minas, Rafael Ramírez, durante o ato de entrega de 192 moradias no estado Zulia.
Durante a conversa, divulgada ao vivo por Venezuelana de Televisão, o governante disse sentir-se feliz pelos avanços da Grande Missão Moradia Venezuela e assegurou que se recupera aceleradamente.
Chávez foi operado exitosamente na segunda-feira (27) em Havana devido ao aparecimento de uma lesão no mesmo lugar de onde lhe foi extraído um tumor com células cancerígenas em junho do ano passado.
Desde então se encontra em franco processo de recuperação e nesta quinta-feira (1º/03) despachou com vários ministros de seu governo por via telefônica, segundo informou o titular de Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza, que o acompanhou em sua viagem a Cuba.