Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Caixa Econômica Federal oferece de quarta-feira (7) a sexta-feira (9), a inscrição, a regularização e a consulta gratuitas de CPF para as mulheres. A ação será realizada em todas as agências do País, de acordo com horário de atendimento bancário. Atualmente, a emissão do documento custa R$ 5,70 e pode ser feita nas agências da Caixa, do Banco do Brasil e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
As mulheres maiores de 18 anos devem levar um documento de identificação, que contenha a filiação e data de nascimento, além do Título de Eleitor ou documento de justificativa eleitoral. Quem ainda não tiver 18 anos pode ser representada por um dos pais ou responsável. Nesse caso, o representante deve portar certidão de nascimento ou documento que contenha filiação e data de nascimento da criança ou adolescente, além de documento de identificação e CPF próprios e, se for o caso, documento que comprove a tutela, curatela, guarda ou procuração.
As mulheres que tiverem entre 16 e 18 anos e possuam documento de identificação que contenha filiação e data de nascimento podem solicitar a emissão ou regularização do CPF sem a presença de um responsável.
Sem esse documento, as cidadãs não podem exercer alguns direitos, como abrir contas bancárias e ser titular de programas sociais. Desde 2004, cerca de 1 milhão de mulheres já emitiram o documento gratuitamente, beneficiadas pela ação da Caixa.
Mulheres na Caixa
Dados de janeiro de 2012 mostram que dos mais de 86 mil funcionários da Caixa, aproximadamente 46% são mulheres. De acordo com a ONU Mulheres (entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres), em 2010, a média da ocupação de cargos de gestão por mulheres, na América Latina, era de 11%. Na Caixa, esse número chega a quase 40% dos mais de 18 mil empregados que ocupam cargos gerenciais.
A Caixa também contribui para a equidade de gêneros no País, por meio do Programa Caixa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O programa é uma estratégia de investimento social privado para promoção da cidadania, do desenvolvimento regional sustentável e de negócios inclusivos em comunidades de baixa renda.
Entre 79 projetos sociais apoiados pela Caixa, 25 têm foco no empoderamento da mulher, por meio do empreendedorismo nas comunidades em situação de risco socioambiental, em todo o País. A realização desses projetos possibilita o aumento da população economicamente ativa (PEA), ampliando a inserção da mulher no mercado de trabalho.