Candidatos à Prefeituras e Câmaras de Vereadores das diversas cidades que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza, dirigentes dos Comitês Municipais e lideranças comunistas participaram na manhã deste sábado (11/02), na sede do PCdoB/CE, de mais um Fórum de Integração Regional (FIR).
Representantes das cidades tiveram a oportunidade de compartilhar as informações sobre as eleições locais, trocar experiências e ainda receber informes do Comitê Estadual sobre as atividades que deverão ser encaminhadas neste semestre.
Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), presidente estadual do PCdoB/CE ratificou a importância destes encontros promovidos pelo Partido que reúnem lideranças de várias cidades como mais uma ferramenta do PCdoB na busca de aglutinar forças. “Os Comitês Municipais do Partido serão os grandes protagonistas nas próximas eleições. Temos a compreensão da importância dessa batalha que se avizinha e por isso estamos tomando medidas de preparação desses núcleos para os próximos desafios. Será através de encontros como este que trilharemos o caminho de conhecer a realidade de cada município”.
Fortalecer o PCdoB
O dirigente comunista destacou que este é um momento ímpar para o PCdoB. “Estamos vivendo uma fase de crescimento, com respaldo e expressão nacional. Mas sabemos que ainda precisamos crescer ainda mais e o nosso fortalecimento no plano nacional passa necessariamente pelos municípios. É nas cidades que se dá a projeção das nossas lideranças e onde se formam as bases que se estrutura a nação”, ratifica.
Considerando o protagonismo dos Comitês Municipais nas eleições deste ano, Carlos Augusto afirmou que o PCdoB forte em cada cidade contribuirá no contexto nacional. “Só seremos um Partido forte nacionalmente se formos fortes nos municípios. Nosso processo de acumular forças surge a partir dos Comitês Municipais, onde acontece de fato a disputa do poder”. Patinhas ressalta ainda o papel de cada um dos comunistas para o fortalecimento do Partido. “Cada um de nós temos um papel de destaque para alcançar este crescimento, mas nosso valor não é individual. Sozinhos não conseguiremos fazer crescer o PCdoB. Somos um Partido diferente, visamos formar direções, criar vínculos e raízes em cada município e conquistar mais pessoas que acreditem no nosso projeto”.
Patinhas reforçou o papel que o PCdoB tem diante do país, como o mais antigo e um dos mais respeitados partidos políticos. “Temos um projeto de nação, pensamos longe, no Brasil para daqui a 50 anos, mas sem esquecer de apresentar soluções para os problemas de hoje. Temos visão de futuro, mas para conseguirmos executar estas ideias, precisamos fortalecer nosso Partido. E o passo inicial será dado nas eleições deste ano”.
A troca de experiências e de informações, objetivos principais dos FIRs, tem fundamental importância nesta fase pré-eleitoral. “Além de ouvir o que vocês têm a nos dizer, também aproveitamos para reforçar o papel dos Comitês Municipais e impulsionar o coletivo do Partido nas cidades”.
Debates relevantes
O dirigente comunista destacou debates relevantes que acontecem em nível nacional mas que têm reflexo nos municípios. Patinhas citou a crise do capitalismo, a política macroeconômica e a democratização da mídia como temas que devem ser discutidos nos Comitês Municipais. “Os camaradas precisam entender que o desenvolvimento de cada município está atrelado ao desenvolvimento do país. Devemos repercutir esses assuntos nas nossas cidades”, sugere. Patinhas citou o Portal Vermelho como fonte de informações que oferece embasamento para debates com o ponto de vista dos comunistas sobre os mais variados assuntos relevantes ao país.
Questões concretas
Em ano de eleições municipais e em que se comemora os 90 anos do PCdoB, muito há a ser feito. Carlos Augusto informou aos comunistas presentes no encontro as ações que devem ser programadas pelos Comitês Municipais neste primeiro semestre. “Claro que a nossa prioridade será a frente eleitoral, mas o PCdoB também tem que estar atuante nas demais frentes”, ressaltou.
Eleições
Na frente eleitoral, Patinhas ratifica a importância de um Comitê Municipal atuante, articulado e preparado para os desafios. “Vocês serão os comandantes e condutores deste processo. Serão sobre as direções municipais que se darão as batalhas concretas. Eleição é uma guerra, e todos devem estar envolvidos”.
Ressaltando o grande desafio que o PCdoB enfrentará no próximo pleito, Patinhas dá em números a dimensão do projeto ousado do Partido para as próximas eleições. “Nosso objetivo é ampliar o número de prefeituras administradas pelos comunistas. Iremos disputar candidaturas em 30 municípios, com fortes chances de eleger entre 8 e 10 prefeitos. Atualmente contamos com 56 vereadores e nossa expectativa é dobrar nossa bancada nas Câmaras Municipais”, enumera.
O dirigente comunista deu destaque para a Região Metropolitana de Fortaleza. “Só nesta região disputaremos em seis cidades: Maranguape, Aquiraz, Beberibe, São Luis do Curu, Paracuru, além de Fortaleza, com Inácio Arruda, disputa que irá impactar nos demais municípios e terá repercussão em todo o Estado. Estamos fortes e entraremos na briga para ganhar”, confirma Patinhas.
O comunista alertou sobre a necessidade de se avaliar bem o cenário político de cada município e da importância das articulações. “Neste momento devemos discutir alianças, coligações, candidatos a vice. É um processo que dá trabalho e requer habilidade e tempo. Não precisa pressa para fechar acordo. Precisamos entender a dinâmica normal de cada município e nos preparar bem para as convenções”.
Outras questões
Os comunistas cearenses devem se dedicar ainda às demais frentes onde o PCdoB atua. “Como está nossa presença nos movimentos sociais? A juventude está organizada na nossa cidade? O que o Partido precisa fazer para ampliar sua presença nos movimentos populares?”, questionou Carlos Augusto. Segundo o dirigente, muitas lideranças que hoje despontam como grandes parlamentares vieram dos movimentos populares: “O Deputado Federal Chico Lopes é professor, Inácio Arruda surgiu no movimento comunitário, já o Deputado Estadual Lula Morais tem trajetória sindicalista. As frentes eleitoral e de movimentos sociais estão ligadas, uma ajuda a outra”.
Patinhas também destacou outras tarefas que devem estar na linha de frente de atuação dos Comitês Municipais neste primeiro semestre. “Aproveitamos estes encontros para informar a militância sobre a preparação da 2ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a questão da mulher, que cada cidade deverá realizar uma plenária municipal, envolvendo todos os filiados na luta em defesa dos diretos nas mulheres”.
As atividades em comemoração aos 90 anos do PCdoB também devem ser encaradas como prioridade. “Somos um Partido que tem história, tradição e luta. Somos respeitados por todas as forças políticas. Temos a marca da unidade e as atividades devem retratar esta nossa trajetória”. Segundo Patinhas, fica a cargo de cada Comitê Municipal organizar atividades para marcar a data. Segundo o comunista, já existem propostas de sessões solenes nas Câmaras Municipais, feijoadas, festas, jantares, bandeiraços, panfletagens, caminhadas, palestras e debates.
Participar e organizar a apresentação do Curso de Programa Socialista (CPS) em cada município é outra tarefa que os Comitês Municipais deverão de dedicar. “É uma apresentação em vídeo, com monitor, que visa aproximar o conjunto da militância ao programa do Partido. Com linguagem acessível, é mais uma oportunidade de agregar mais pessoas ao nosso programa. Nosso objetivo é, até junho, realizar pelo menos um CPS em cada município”, projeta Patinhas.
Sobre a grande demanda de atividades que se apresentam para os comunistas, Carlos Augusto comenta sobre a importância de se dedicar a cada uma delas. “Vocês podem pensar que é muita coisa, mas estamos trabalhando para o crescimento e o fortalecimento do PCdoB. Vamos dividir nossas ações e colaborar para seu fortalecimento. A marca do nosso Partido é o trabalho coletivo. Atuando juntos, nossa expectativa é de, em quatro anos, estarmos entre os maiores partidos do Ceará”.
Após a intervenção do presidente estadual do PCdoB/CE, foi aberto o debate. Nele, os representantes dos diversos municípios puderam compartilhar informações sobre o cenário eleitoral de cada cidade, além de trocar experiências sobre os assuntos abordados durante o encontro.
Além de Fortaleza, também foram realizados FIRS neste final de semana na Região Norte, em Sobral; no Maciço de Baturité, em Quixadá; e em Iguatu. No último sábado foi iniciada a primeira rodada de encontros dos FIRs nas regiões do Cariri (Juazeiro do Norte); Jaguaribe (Limoeiro do Norte); Inhamuns (Crateús) e em Itapipoca; reunindo cerca de 250 militantes e filiados de 34 cidades.