Até o fim deste mês, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, com idade entre 18 anos e 59 anos, podem se inscrever em um dos cursos de capacitação profissional oferecidos em Fortaleza e no município mineiro de Uberaba. As iniciativas fazem parte de uma das estratégias do Plano Brasil Sem Miséria, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como público alvo todos os inscritos no Cadastro Único, preferencialmente os extremamente pobres ou beneficiários do Bolsa Família. A meta do Plano Brasil Sem Miséria é superar a extrema pobreza.
O diretor de Inclusão Produtiva do MDS, Luiz Müller, diz que assim como o Ceará e Minas Gerais, outros estados aderiram à parceria com o governo federal. “Hoje, o Pronatec já alcançou 187 municípios em todo o país. São iniciativas de governos que se empenharam em capacitar a mão de obra local para atender a necessidade de seu município. Até o final deste ano, pretendemos alcançar a meta de 230 mil vagas em todo o Brasil.”
Os alunos do Pronatec têm as despesas com transporte e alimentação custeadas pelo governo. Além disso, os cursos e o material didático são gratuitos. Beneficiários do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) inscritos nas capacitações não perdem o benefício.
Ceará – Em Fortaleza, os cursos de qualificação profissional oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Pronatec, estão com inscrições abertas até o dia 24. A previsão é que as aulas dos 23 cursos oferecidos comecem em 5 de março. Para se inscrever, os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo.
Neste ano, 56 turmas serão abertas em todo o estado, segundo o coordenador do Cadastro Único de Fortaleza, André Menezes. “Entre os inscritos no Cadastro Único, estamos matriculando os que têm a menor renda, buscando superar a pobreza no estado. Caso as vagas não sejam totalmente preenchidas, completamos com o restante dos cadastrados.”
De acordo com Menezes, os cursos buscam atender áreas com maior procura por mão de obra. “Nosso foco agora é o setor do turismo.” O mercado da construção civil, acrescentou, ficou um pouco saturado, depois que várias turmas foram criadas no município.
Os setores de comércio, computação, hotelaria, eletrônica, artes e telefonia também têm grande procura no mercado. “Há filas de espera em quase todos os cursos. Isso mostra o grande interesse das pessoas em se capacitar”, assinala Menezes.
Minas – Em Uberaba, o Sistema S, em parceria com a prefeitura, oferece 355 vagas em 12 cursos. As inscrições estão abertas até o dia 27. Os interessados devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), a Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti) ou um Cras.
A assessora da Feti Maria Célia dos Reis diz que, além da ampla divulgação dos cursos, os Cras da cidade também têm investido na identificação de pessoas com o perfil dos cursos. “Muitas pessoas vão ao Cras para algum atendimento padrão e lá são informadas sobre as vagas. É uma maneira de levar a capacitação a quem não tem acesso à informação e, muitas vezes, não consegue nem ler um cartaz na rua ou no ônibus”.
Informações podem ser obtidas pelos telefones (34) 3331-2433 ou (34) 3331-2403.