Capes lança primeiro programa de cooperação científica com Israel


 O edital do primeiro programa de cooperação científica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com Israel foi publicado nesta quinta-feira (12). Trata-se do Programa de Projetos Conjuntos de Pesquisa Capes/Weizmann, uma parceria da Capes com o Instituto Weizmann de Ciências. As inscrições vão até 15 de março.

 

A iniciativa foi criada para fortalecer a cooperação técnico-científica entre o Brasil e o governo de Israel, por meio do intercâmbio de estudantes e docentes. O edital prevê a seleção de projetos nas áreas de biologia, bioquímica, química, física, matemática e ciência da computação. Para isso, o programa irá fomentar a mobilidade de pesquisadores e estudantes de doutorado e pós-doutorado entre o Brasil e Israel.
 
 
Entre os benefícios previstos estão missões de trabalho que incluem diárias internacionais, seguro saúde e passagens aéreas internacionais para docentes brasileiros; missões de estudo que contemplam bolsas, auxílio instalação, seguro saúde e passagens aéreas internacionais ou auxílio deslocamento para discentes brasileiros; e recursos de custeio do projeto.
 
 
Instituto Weizmann
 
 
Fundado em 1934 por Chaim Weizmann, o Instituto Weizmann tem atualmente cerca de 2.500 estudantes e oferece cursos de mestrado e doutorado em matemática, informática, física, química, e biologia, bem como diversos programas interdisciplinares.
 
 
Dois professores da Faculdade de Ciências de Informação do Instituto Weizmann, Amir Pnueli e o criptográfo Adi Shamir, já receberam o Prêmio Turing, considerado equivalente ao Prêmio Nobel nas ciências de informação. Em 2009, a professora do Departamento de Estruturas Biológicas também do instituto, Ada Yonath, recebeu o Nobel de Química.
 
 
Conheça o programa Capes/Weizmann [http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/israel/programa-capesweizmann] e saiba mais sobre o Instituto Weizmann da Ciência [http://www.weizmann.ac.il].