Ahmadinejad e Humala visitarão Caracas, confirma Chávez


 O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou a visita de seu colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e do peruano, Ollanta Humala, a Caracas no próximo fim de semana.

 
Segundo Chávez, Humala chegará à capital venezuelana no sábado e Ahmadinejad, na noite de domingo.
 
Ele lamentou que haja "tensões" crescentes no Golfo Pérsico e atribuiu o conflito a "pressões ianques", em referência aos Estados Unidos.
 
Ahmadinejad havia programado uma visita para a Venezuela em setembro do ano passado, mas teve que adiá-la para este mês por causa do estado de saúde de Chávez, que havia anunciado meses antes que estava com um câncer na região pélvica.
 
A visita do líder iraniano a Caracas é apenas parte de um giro dele pela América Latina que também inclui Nicarágua, Cuba e Equador.
 
Por sua vez, o presidente do Peru pretende visitar a Venezuela para "estabelecer mecanismos de cooperação com a PDVSA para fortalecer a Petroperú", segundo Chávez.
 
O venezuelano ainda pediu ao presidente da petrolífera estatal peruana, Humberto Campodónico, que dissesse a Humala que "estamos para servir ao Peru, povo irmão, país irmão".