Em 2012 a Embrapa Agroindústria Tropical completa 25 anos. As comemorações começaram no último dia 24 de janeiro, com a inauguração de novas instalações para pesquisadores e com um encontro do projeto Prata da Casa, dedicado aos empregados aposentados. O calendário de atividades comemorativas, que prosseguirá ao longo de todo o ano, incluirá a inauguração de quatro novos grandes laboratórios: Multiusuário de Química de Produtos Naturais, Valorização de Resíduos e da Biomassa, Embalagens e Biologia Molecular.
As novas estruturas ampliarão a capacidade analítica da Unidade da Embrapa, permitindo avanços em pesquisas dedicadas a áreas emergentes do conhecimento, como o aproveitamento de resíduos agroindustriais e estudos de componentes químicos presentes em espécies da flora nativa brasileira.
Na abertura do calendário de atividades, o chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Vitor Hugo de Oliveira, afirmou que a reestruturação da unidade descentralizada da Embrapa foi possível graças à obtenção de recursos de emendas da bancada cearense no Congresso Nacional. “Esta é a primeira de uma série de obras que serão inauguradas este ano, fruto da lucidez e visão de futuro de parlamentares da bancada cearense”, disse ele.
Os senadores Flávio Torres e Inácio Arruda participaram da solenidade e receberam placas em agradecimento pela colaboração para a reestruturação da Embrapa Agroindústria Tropical. “Nós já devemos muito à Embrapa no nosso estado. Mas a Embrapa ainda tem muito a contribuir. Colocar recursos na Embrapa significa desenvolver o Ceará, o Nordeste e o Brasil”, disse Inácio Arruda. Ele lembrou ainda que a emenda parlamentar proporcionou melhorias na Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, Paraipaba e Pacajus), na Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral) e no campo experimental da Embrapa Algodão (Barbalha).