Ubes empossa nova diretoria no #Ocupebrasília


O senador Inácio Arruda participou da cerimônia de posse da nova diretoria da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) realizada, hoje (08), no auditório montado no acampamento #Ocupebrasília. Durante o evento, o ex-presidente Yan Evanovick, passou o cargo para a pernambucana, Manuela Braga.
 
 
Manuela, que vive no Recife e cujos pais vieram do interior do nordeste, terá agora o desafio de percorrer as escolas de todo o país, conhecendo os problemas de cada grêmio e debatendo soluções para a educação brasileira. “A Ubes é uma entidade que honra cada estudante secundarista desse país. A gente pode afirmar que, com certeza, tudo que os estudantes conseguiram avançar até hoje tinha um dedo da Ubes no meio, apontando qual era o rumo. Hoje, a gente comemora 63 anos, numa semana em que o Senado Federal e a Câmara dos Deputados colocam em pauta decisões muito importantes para os rumos da Educação no Brasil. E, mais uma vez, os estudantes estão aqui, sem fugir da luta”, discursou Manu.
 
 
Tramitam no Congresso Nacional três projetos relacionados à Juventude: Na Câmara, o Plano Nacional de Educação 2012- 2020. No Senado, o Estatuto da Juventude e a destinação de 50% do Fundo social do Pré-sal para educação. Este último, de autoria do Senador Inácio Arruda. “No dia em que iniciamos nosso acampamento, a Comissão de Educação do Senado aprovou o PL138, do Inácio. Essa foi a primeira grande vitória do #OcupeBrasília”, destacou Manuela.  
 
 
 
Inácio ressaltou a importância da mobilização dos estudantes para assegurar a aprovação de matérias fundamentais para a alocação de recursos para educação. “Tem muita luta para conduzirmos. Mas examinemos as conquistas recentes. O Brasil avançou, mas muito falta a ser feito. A juventude é que tem as condições de mobilização forte com o movimento sindical, com as centrais sindicais e outros movimentos sociais. Nós temos condições de colocar nossas bandeiras não só nas nossas escolas, a juventude tem mostrado força para abraçar também as grandes bandeiras”, destacou Inácio. 
 
#Ocupebrasília
 
O movimento #OcupeBrasília entra no seu segundo dia mais organizado e estruturado depois de passar algumas dificuldades normais de um acampamento. Nesta quarta-feira (7/12) foram instalados os chuveiros para o banho e uma tenda está erguida em frente ao Congresso Nacional, chamada carinhosamente de “Espaço Vianinha”, em homenagem ao ator e dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho que, durante toda a sua vida, buscou incessantemente a arte de protesto, sendo um dos fundadores do Centro de Cultura Popular (CPC) da UNE.
 
 
O espaço de coletividade irá abrigar os debates, assembleias e atividades culturais durante os próximos dias de acampamento. A “Rádio Ocupação” também já está funcionando no local.