A Regata Dragão do Mar voltou a colorir na manhã desse domingo (18.12) o mar de Fortaleza. Com a participação de 49 embarcações e 240 participantes, a iniciativa resgatou uma das mais tradicionais competições entre jangadeiros do País. O evento foi uma realização do Sistema Verdes Mares e da Colônia de Pescadores Z-8.
No fim do percurso, entre o Mucuripe e a Praia do Náutico, a vitória foi da jangada Raquel, capitaneada pelo mestre de embarcação Marcos Aurélio. Ao vencedor, coube a premiação no valor de R$2.500,00. O prêmio foi entregue pelos senadores Inácio Arruda e Eunício Oliveira, que também foram homenageados com o troféu Jangada Dragão do Mar – Amigo do Pescador.
Do segundo ao quinto lugar, ficaram, respectivamente, as embarcações Ceilândia (19), Imperatriz (21), Shalom (38) e Vilani (37). Além do campeão, todos os quatro primeiros colocados receberam premiação. Um total de R$2.500,00 foi distribuído para aqueles que ficaram entre a segunda e a quinta colocação.
Marcos Aurélio não escondia a emoção pela vitória e comemorou bastante a sua primeira conquista de uma regata em Fortaleza. “Em outras ocasiões, tive um pouco de azar. Mas desta vez deu tudo certo e todos estão de parabéns. Não estou nem acreditando”, festejou o jangadeiro.
Competição.
A disputa entre as jangadas foi bastante acirrada e desde o início todos os competidores lutavam pela primeira colocação. As embarcações Raquel, Gabi, Ceilândia, Imperatriz, Terra da Luz, Shalom e Vilani trocavam de posições a todo instante e levavam o público presente no evento ao delírio.
Perto do fim da prova, a embarcação Gabi, que liderava até então, teve seu eixo da vela quebrado e por essa razão foi obrigada a abandonar a prova para tristeza dos seus ocupantes e torcedores. Aliás, a embarcação lutava pelo tricampeonato.
Para o diretor geral de Programação do Sistema Verdes Mares, Edilmar Norões, a Regata é uma tradição de todo o Estado do Ceará e os jangadeiros merecem uma festa digna de acordo com a grandeza deles. “O evento é um sucesso e nós do Sistema Verdes Mares damos a atenção devida aos nossos queridos jangadeiros que tanto engrandecem a história e a cultura do povo cearense”, disse.