Já são 90.394 famílias de agricultores familiares em 1.947 municípios de todo o País beneficiadas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) – , criado em 2003. O PNCF já aplicou R$ 24,4 bilhões no total de recursos e adquiriu 1,5 milhão de hectares de terra em 21 estados. Para 2012, o programa vai se basear em três prioridades: gestão de operacionalização, infraestrutura básica social e geração de renda.
O programa oferece condições para que os trabalhadores rurais sem-terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na infraestrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural.
Além da terra, o agricultor pode construir casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for preciso para se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo. Os números foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário na última quinta-feira (1º).