Alunos de doze campi do Instituto Federal do Ceará serão beneficiados com bolsas de formação por meio de convênio firmado entre o IFCE e a Petrobrás. A parceria focará os cursos técnicos ligados às áreas de petróleo, gás, energia e biocombustíveis.
Para o reitor em exercício, professor Virgílio Augusto Sales Araripe, a importância do feito está em evitar a evasão escolar, firmando o aluno até o término do cursos, de forma a sensibilizá-lo para as áreas em apreço. De acordo com a pró-reitoria de Ensino, a previsão é de que sejam oferecidas 768 bolsas pelo projeto.
O acordo, formalizado em reunião na cidade do Rio de Janeiro, na sede da Petrobrás, tem prazo de execução de 45 meses e visa fomentar a formação desses alunos, estimulando o desempenho acadêmico por meio da concessão de bolsas que favoreçam o processo ensino-aprendizagem, possibilitando aos discentes a dedicação exclusiva aos estudos, e também a aplicação de recursos para melhoria de equipamentos em laboratórios, infra-estrutura e material de consumo dos cursos.
Com as presenças do reitor em exercício do IFCE, do gerente executivo de Recursos Humanos da Petrobrás, Diogo Hernandes, do gerente geral da Universidade da Petrobrás, Ricardo Salomão, e do procurador da Fundação de Apoio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Francisco Bernardino de Souza, o convênio foi firmado no final de novembro, cujo valor total orçado figura em mais de R$ 9,5 milhões.
Os cursos contemplados na execução do convênio serão os técnicos em eletromecânica, automação industrial, construção naval, controle ambiental, agropecuária, segurança do trabalho, química, mecânica industrial, eletrotécnica, mecânica, meio ambiente. Os campi beneficiados foram escolhidos por estudo prévio e serão os de Fortaleza, Maracanaú, Cedro, Quixadá, Juazeiro do Norte, Crato, Crateús, Iguatu, Acarapu, Sobral, Jaguaribe e Limoeiro do Norte. Os critérios para a seleção dos discentes serão definidos em breve.