Cerca de três mil mulheres vão participar da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, coordenada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPM) que vai acontecer entre 12 e 15 de dezembro, em Brasília (DF).
A presidenta da República Dilma Rousseff e a ex-presidenta do Chile e diretora executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, já confirmaram participação no evento, segundo a secretaria.
O objetivo do encontro é discutir e elaborar políticas públicas voltadas às mulheres brasileiras. Ao final da conferência, a secretaria espera avaliar e definir prioridades dentro do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, elaborado em 2007.
O plano é resultado da mobilização realizada na II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e está organizado em 11 eixos que representam temas prioritários e áreas de preocupação, levantados por representantes da sociedade civil organizada.
O governo federal espera estabelecer prioridades dentre as propostas para a gestão do governo de Dilma Rousseff. Depois de enfrentar e alcançar conquistas em relação ao enfrentamento da violência, como por exemplo, a Lei Maria da Penha e a construção do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
A 3ª Conferência Nacional vai consolidar as propostas elaboradas nas conferências municipais e estaduais, que começaram em 1º de julho, e definir a responsabilidade do governo sobre às demandas apresentadas pelos municípios. Cerca de 200 mil mulheres de todo o País estão envolvidas na mobilização que passou por 2.160 municípios brasileiros.
Campanha contra a violência
Está sendo veiculada na mídia a campanha nacional Quem Ama Abraça marca 30 anos do Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, comemorado no último dia 25 de novembro. A campanha tem o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM); da Petrobras; Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do estado do Rio de Janeiro; e da entidade das Nações Unidas para a igualdade de gênero e empoderamento das mulheres – a ONU Mulheres Brasil, entre outros.
Um videoclipe dirigido pela cineasta Denise Saraceni, com direção musical de Guto Graça Mello e participações de artistas, que a TV Globo veiculará a campanha em rede nacional, até o dia 10 de dezembro, além de mensagens de enfrentamento à violência contra as mulheres difundidas em rádios.
Entre os intérpretes que participaram do vídeo estão alguns nomes consagrados da música popular brasileira, como Ana Carolina, Alcione, Carlinhos Brown e Lenine. Todos os artistas abriram mão de seu cachê.