Prêmio Agente Jovem de Cultura concede prêmios para


Nesta segunda-feira (12), a secretária de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, anunciou a realização do Edital Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais, que vai conceder 500 prêmios, no valor de R$ 9 mil para iniciativas culturais já realizadas e concluídas, propostas por jovens agentes culturais de todo o País.
 
 
A secretária afirmou que as inscrições para a premiação estarão abertas a partir da próxima quinta-feira (15). Poderão participar da iniciativa jovens brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros residentes há mais de três anos no País, na faixa etária entre 15 e 29 anos.
 
 
O anúncio foi feito momentos antes da realização da plenária final da 2ª Conferência Nacional de Juventude, que reuniu, em Brasília, quase dois mil jovens, dentre eles, 1.400 delegados de todo o Brasil, observadores e também convidados nacionais e internacionais. O evento foi coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude.
 
 
O Prêmio Agente Jovem de Cultura será desenvolvido pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, e os ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Saúde. Serão 100 prêmios para a categoria Jovem adolescente (15 a 17 anos), 200 para a categoria Jovem jovem (18 a 24 anos) e outros 200 para a categoria Jovem adulto (25 a 29 anos).
 
 
Para Márcia Rollemberg, é importante identificar e valorizar o que vem sendo feito por jovens que trabalham com a cultura no Brasil. Mas, segundo ela, “esse prêmio é o primeiro passo de um processo de ação mais ampla e permanente, que vai envolver trabalhos de fortalecimento da formação do agente jovem de cultura, incluindo bolsas de formação, com uma parceria, também, do Ministério da Educação”.
 
 
“O jovem brasileiro precisa ter noção da diversidade, do patrimônio cultural que esse País tem. A partir disso ele terá uma decisão, tomará consciência, com maior propriedade, da participação que terá para o Brasil de amanhã”, enfatizou.

A Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, disse que o prêmio, além de beneficiar jovens que já vêm desenvolvendo experiências na área cultural, abre uma relação estratégica entre o Ministério da Cultura, e com os demais órgãos envolvidos. “Inaugura um período estratégico de uma relação que vai fortalecer o acesso à produção e à cultura como um direito da juventude brasileira”, acentuou.