A Caixa Econômica Federal informou que muitas empresas ainda não se habilitaram para acesso ao novo programa Conectividade Social — canal eletrônico desenvolvido pela Caixa e oferecido às empresas e escritórios de contabilidade, para transmitir, via internet, arquivos a respeito do FGTS e informações à Previdência Social.
O prazo final é o dia 31 de dezembro, quando não será mais permitido acesso ao portal eletrônico. Além disso, certificados em disquetes serão substituídos obrigatoriamente pelos certificados emitidos no Padrão ICP-Brasil.
Segundo dados da Caixa, até o momento, mais de 10 milhões de trabalhadores já possuem o certificado digital dentro do padrão e cerca de 400 mil empresas também já aderiram ao canal eletrônico — 137 mil nas últimas duas semanas. Juntas, estas empresas, já empregam 22% dos trabalhadores que recebem depósitos mensais em contas veiculadas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Segundo o superintendente nacional da Caixa para o FGTS, José Maria Oliveira Leão, “é importante que as empresas, que ainda não providenciaram a obtenção de seu novo certificado, procurem, o mais rápido possível, a Autoridade de Certificação de sua preferência. Isso pode evitar transtorno próximo ao fim do prazo”.
A Caixa ressalta que as empresas e contadores, que já possuem certificados digitais emitidos no padrão ICP-Brasil, não precisam obter uma nova certificação, gerada apenas para essa finalidade. Também não será preciso esperar o fim do ano para usar os modelos digitais válidos.