A XI Reunião do Conselho Intergovernamental do Programa Iberescena será realizada até o dia 25 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai. O programa, que distribui prêmios de até 32 mil euros para projetos de circo, dança e teatro, tem o objetivo de fomentar a distribuição, circulação e promoção de entretenimento da América Latina. Além disso, o Iberescena pretende incentivar as coproduções de espetáculos entre os órgãos públicos ou privados e a difusão de obras e o apoio a espaços cênicos e festivais, priorizando produções regionais.
Este ano, o Brasil participa com 54 projetos nas quatro categorias: apoio à coprodução de espetáculos de teatro e dança ibero-americanos, apoio a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos, criação de dramaturgia e coreografia e apoio a encontros, workshops, seminários e congressos relacionados à gestão e produção das artes cênicas. Em 2011, o Brasil contribuiu com 150 mil dólares e, em 2010, com 102 mil dólares.
O Fundo Iberoamericano de Ayuda Iberescena foi criado em 2006, a partir das diretrizes adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, em Montevidéu, Uruguai. As diretrizes são relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração da atividade de artes cênicas ibero-americana. O fundo é formado pela Argentina, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e, desde março deste ano, pelo Brasil.