A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), realiza o 3º Concurso do Minuto da CGU. , que nesta edição tem o tema “Informação Pública: Direito de Todos. Sem Desculpas. Sem Segredo”. A ideia é selecionar oito obras audiovisuais e inéditas, com duração de até 60 segundos, que podem versar sobre qualquer gênero, como ficção, animação, aventura, documentário.
O concurso tem como objetivo engajar e estimular a reflexão sobre a importância do acesso à informação pública por parte da população, como forma de fazer valer os direitos à cidadania e à democracia. As inscrições estão abertas até 29 de março de 2012. O resultado final será divulgado até 17 de abril no site da CGU. Os curtas premiados serão veiculados em TV, eventos da CGU e na internet
Os interessados em participar precisam apenas se cadastrar na internet e enviar a produção. Segundo a CGU, não há limite de vídeos por candidato. Dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail.
Comissão julgadora
Será formada uma comissão julgadora, formada por profissionais com experiência nas áreas audiovisual ou de prevenção e combate à corrupção. Esta Comissão será constituída por meio de Portaria da CGU. Ela deverá avaliar as obras levando em conta os critérios de criatividade do roteiro; qualidade técnica e uso da linguagem; e pertinência com o tema. Também haverá a categoria de premiação que será analisada por juri popular.
Premiação
Na Categoria 1, a escolha da comissão de julgamento dará dois prêmios de R$ 5 mil para os dois melhores trabalhos; na Categoria 2, a escolha do público irá premiar seis vídeos com o valor de R$ 1 mil cada. No caso de trabalhos elaborados por mais de um autor, a premiação será conferida apenas ao representante do grupo, cabendo ao agraciado a responsabilidade de dividir o prêmio com os demais autores.