ANS cria programa para avaliar Operadoras de Planos de Saúde


Um programa inédito desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e inspirado em modelos internacionais vai qualificar as operadoras de planos de saúde do País.

Segundo a agência, no Programa de Acreditação, quanto mais eficiente for a operadora, tanto em aspectos de gestão quanto no atendimento e na satisfação dos consumidores, melhor poderá ser percebida a qualidade dos serviços prestados. “Ou seja, além de incentivar a busca pela eficiência, a norma busca oferecer informação capaz de dar ao consumidor maior percepção em relação à qualidade de uma operadora de plano de saúde”, explica a ANS, em sua página.

No geral, o programa vai identificar e definir parâmetros de qualidade a serem utilizados pelas operadoras. Com esses dados, a ANS vai avaliar os serviços das operadoras, e, em seguida, vai comparar a qualidade dos serviços oferecidos com ospadrões de qualidade preestabelecidos.

Uma das metas é estimular a adoção das melhores práticas por parte das operadoras. “A acreditação diminui algumas das imperfeições do mercado e permite que as operadoras conheçam melhor seu próprio negócio, identificando as soluções para os problemas com mais segurança e agilidade, além de possibilitar que os consumidores tenham uma melhor percepção das diferenças nos níveis de qualidade entre as operadoras”, explica o diretor Adjunto de Normas e Habilitação das Operadoras da ANS, Leandro Fonseca.

Apesar de serem usados para qualificar as empresas, a ANS afirmou que os critérios não serão obrigatórios, uma vez que as principais normas exigidas já foram regulamentadas e estabelecidas pela agência.

A resolução que explica o programa foi publicada nesta segunda-feira (7).
 

 

Confira AQUI resolução que explica o programa.