Tratamento do câncer de mama é debatido na Praça dos Leões


O senador Inácio Arruda participou da audiência pública (08.10) proposta pela vereadora Eliana Gomes, que discutiu a agilidade e a qualidade do tratamento do câncer de mama. A atividade, realizada na Praça dos Leões, como parte da programação do Outubro Rosa, reunião políticos, médicos, entidades e instituições preocupadas com a saúde e a condição feminina.
 
 
O objetivo foi a troca de informação e o compartilhamento de experiências para o combate deste que é o maior causador de mortes de mulheres entre os tipos de cânceres no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de um milhão de mulheres são vítimas da doença anualmente em todo o planeta.
 
 
O senador Inácio Arruda parabenizou a iniciativa e destacou o papel do parlamentar, tanto na elaboração de leis, quanto na publicidade destas leis de proteção à mulher, na área da saúde e no combate a violência.  Ele aproveitou para informar também sobre o teste da orelhinha, um projeto de sua autoria, hoje transformado em lei. O teste da Orelhinha é obrigatório e gratuito em todos os hospitais e maternidades e identifica se há necessidade de acompanhamento fonoaudiológico do recém-nascido.  
 
 
A vereadora Eliana Gomes, que propôs a audiência pública, destacou a necessidade iminente da agilidade nas consultas e de políticas públicas de prevenção e combate ao câncer de mama, com debates em espaços públicos e populares, informações e serviços médico-hospitalares gratuitos que atendam as mulheres.
 
 
“Com a campanha do Outubro Rosa em nível nacional e com o Governo Federal investindo até o ano de 2014, cerca de R$ 4,6 bilhões no Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Colo de Útero e de Mama, a esperança é que mais e mais mulheres possam se informar e diagnosticar precocemente o câncer de mama, quando há mais chances de cura,” destacou Eliana.
 

Confira mais informações no site da Vereadora Eliana Gomes