O Senado Federal lançou nacionalmente a Campanha do Teste da Orelhinha, hoje, no Senado Federal. O senador Inácio Arruda, autor do projeto de lei, defendeu a ampliação da realização da Triagem Auditiva Neonatal nas maternidades. Atualmente, apenas 10% dos hospitais realizam o exame.
Veja mais informações sobre a campanha, além de vídeo e cartazes, no site especial criado pelo Senado.
A divulgação da lei 12.303/2010, que obriga hospitais e maternidades a realizarem gratuitamente o exame, e o conhecimento da população acerca dos benefícios sociais e de saúde em torno da sua realização são o mote da Campanha intitulada “Teste da Orelhinha: rápido, não dói e gratuito”. O material da campanha foi criado e produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Senado sem contratação de agência de publicidade e sem compra de mídia.
“Só foi possível conseguir aprovar uma lei desse porte, nas duas casas, pela articulação e pelo auxílio dos atores que tem a responsabilidade de cuidar das crianças brasileiras. Se os estados, municípios e profissionais se envolverem na divulgação da lei, tenho certeza que a qualidade de vida das crianças com essas necessidades especiais poderão ter uma melhor qualidade de vida”, destacou Inácio.
A Campanha possui como parceiros do Senado a Sociedade Brasileira de Pediatria, o Conselho Federal de Fonoaudiologia, o Grupo de Triagem Auditiva Neonatal – GATANU, Academia Brasileira de Audiologia – ABA e o Instituto de Surdos e Mudos do Brasil.