Será oficialmente lançada no Ceará, nesta terça-feira (4), a 4ª edição do Prêmio ODM Brasil. A iniciativa será divulgada durante seminário a ser realizado no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), localizado na Avenida Alberto Craveiro, 2222, Castelão, Fortaleza, a partir das 8h.
O evento é promovido pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD), da Secretaria geral da Presidência da República e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (Nós Podemos). A ação conta com apoio do Banco do Nordeste.
Criada pelo governo federal em 2004, em parceria com o PNUD, a premiação incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs).
Durante o lançamento do prêmio no Ceará, serão realizados círculos de diálogos do Movimento Nós Podemos entre representantes da sociedade civil, governos, empresas e universidades. Na programação, haverá apresentação oficial do Prêmio ODM Brasil, realizada pelo Secretário Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Secretaria-geral da Presidência da República, Wagner Caetano.
Também constam na programação apresentações sobre o Movimento Nós Podemos Ceará, a municipalização dos ODMs, além de dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), entre outras.
Ao longo das três edições do evento, mais de 3.400 projetos foram inscritos. Divididos em duas categorias – ‘Governos Municipais’ e ‘Organizações’ – o Prêmio ODM Brasil prestigia tanto as melhores políticas públicas implantadas pelas prefeituras quanto às principais iniciativas oriundas das associações da sociedade civil, fundações, universidades, órgãos governamentais ou do setor privado. O Ceará teve experiências vencedoras em todas as edições do prêmio.