No dia 5 de novembro, mais de 800 mil alunos de 40 mil escolas públicas de todos os estados do País deverão fazer as provas da segunda fase da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Na primeira fase, participam da Olimpíada, 5% de alunos com a melhor pontuação de cada escola. A Obmep mobilizou mais de 18 milhões de estudantes de 5,5 mil municípios. Em todo o País, são mais de 8 mil centros de aplicação cadastrados.
A prova é composta de seis a oito questões dissertativas e tem duração de três horas. Nela, os alunos devem explicar e exibir os cálculos utilizados, bem como o raciocínio empregado. A correção é feita por professores indicados pela coordenação da Obmep.
São premiados 500 alunos com medalhas de ouro, 900 com medalhas de prata, 1.800 com medalhas de bronze e 30 mil com certificados de Menção Honrosa. Também são premiados 127 professores.
A Obmep é promovida pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa/MCTI), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo é estimular o estudo da matemática entre alunos e professores do ensino médio e fundamental. Confira mais informações sobre a Olimpíada no site.