Acontece amanhã (28) a XXI Cúpula Ibero-americana, em Assunção, Paraguai. No encontro, que terá como Transformação do Estado e Desenvolvimento", são esperados chefes de estado e de governo da região.
Assunção, 27 out (Prensa Latina) Os Chefes de Estado e de Governo que participarão da XXI Cúpula Ibero-americana, sob o lema "Transformação do Estado e Desenvolvimento", começarão a chegar hoje à noite a este país.
A cerimônia inaugural do grande evento acontecerá amanhã, 28 de outubro, no Teatro José Assunción Flores, do Banco Central do Paraguai, e no dia seguinte sessionará a reunião plenária na Sala de Convenções da Confederação Sul-americana de Futebol, na cidade de Luque, vizinha a esta capital.
O chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, será o primeiro a chegar no aeroporto internacional Silvio Pettirossi, às 22:20, hora local, e 40 minutos mais tarde chegam o rei Juan Carlos e a rainha Sofía, revelou a chancelaria.
Próximo à meia-noite, chegará também o chefe de governo de Andorra, Antonio Martí Petit.
Na manhã da sexta-feira, deverão chegar os chefes de Estado Felipe Calderón (México) e Aníbal Cavaco (Portugal), assim como o vice-presidente da Costa Rica, Alfio Piva.
Rafael Correa (Equador), Ollanta Humala (Peru), Evo Morales (Bolívia) e Ricardo Martinelli (Panamá) têm suas chegadas previstas no mesmo dia à tarde, enquanto Leonel Fernández (República Dominicana) chega sábado de manhã.
De acordo com o comitê organizador da XXI Cúpula, um total de 17 presidentes confirmaram sua presença no encontro.
Os chanceleres Danilo Astori (Uruguai), Nicolás Maduro (Venezuela), Hugo Roger Martínez (El Salvador), María Ángela Holguín (Colômbia) e Bruno Rodríguez (Cuba) dirigirão as delegações de seus respectivos países.
O presidente paraguaio, Fernando Lugo, vistoriou as instalações que abrigarão a Cúpula Ibero-americana, acompanhado por membros do comitê organizador do evento e pelo titular da Conmebol, Nicolás Léoz.
A chancelaria assinalou que o governante se "mostrou extremamente animado com o que pode observar na vistoria".