Ministério vai financiar pesquisas de universidades sobre esporte e lazer


O Ministério do Esporte abriu chamada pública  para apoio financeiro a projetos de pesquisa desenvolvidos por instituições de ensino superior que produzam conhecimentos nos campos do esporte e do lazer. O objetivo da ação, segundo o ministério, é aperfeiçoar políticas públicas nessas áreas.
 
 
As instituições interessadas em participar devem ficar atentas às duas datas para o encaminhamento do projeto de pesquisa. A primeira etapa é o envio eletrônico pelo portal do ministério, até as 19h do dia 9 de novembro. A segunda fase é a postagem no correio ou entrega ao protocolo do Ministério do Esporte dos documentos solicitados no edital, até 14 de novembro. O endereço para envio da correspondência é: Chamada Pública da Rede Cedes – Ministério do Esporte, Esplanada dos Ministérios, Bloco A, 7º andar, sala 712, CEP 70054-906, Brasília, DF.
 
 
Cada projeto de pesquisa poderá ser inscrito em uma das três categorias disponíveis: categoria 1 – pesquisa apresentada por, pelo menos, um grupo de estudo da instituição; categoria 2 – pesquisa apresentada por mais de um grupo de estudo da mesma instituição; ou categoria 3: pesquisa apresentada e coordenada por uma instituição com a participação de outras instituições.
 
 
A divulgação dos resultados está prevista para o dia 5 de dezembro. O prazo de execução do projeto deverá ser de 12 meses, para o término da pesquisa e envio do produto. Poderá haver prorrogação desse prazo por até seis meses, mediante proposta, devidamente formalizada e justificada, a ser apresentada ao concedente em, no mínimo, 30 dias antes do término da vigência ou prazo originalmente estipulado.
 
 
As pesquisas desenvolvidas integram os Núcleos Temáticos da Rede Cedes. Trata-se de um Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer, composto por grupos de pesquisa vinculados a instituições de ensino superior que compartilhem estudos sobre temáticas referentes às áreas do esporte e do lazer de inclusão social. Todos os estudos realizados pela Rede Cedes são relevantes para a Política Nacional do Esporte, de acordo com o Ministério do Esporte, com possibilidades de desdobramentos diferentes em cada tema tratado.