Inscrições ao Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural estão abertas até dia 31


As inscrições do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC),  por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC) terminam na segunda-feira (31). As próximas viagens do programa serão feitas em janeiro.
 
 
Este ano, o MinC triplicou os recursos destinados à iniciativa, e o valor chegará a R$ 6,6 milhões. Com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), o programa consiste na concessão de auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação de artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos em atividades culturais promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras. O objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio da cultura brasileira em todas as áreas culturais, entre artes cênicas, artes visuais, música, audiovisual , patrimônio museológico, patrimônio cultural e outras expressões.
 
 
As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do  Sistema SalicWeb,  disponível no site do MinC. Orientações, dicas de inscrição, preenchimento de formulário e contrapartidas podem ser obtidas em cartilha explicativa elaborada pelo ministério.
 
 
A Comissão de Avaliação e Seleção do edital é composta por representantes do Ministério da Cultura. As candidaturas são avaliadas e pontuadas de acordo com os quesitos do eixo escolhido. Os requerimentos recebem bonificação em sua pontuação de acordo com alguns critérios. Um deles leva em conta a unidade federativa de origem e candidaturas não originárias das capitais estaduais e de Brasília, ou cujas participações ocorram em eventos nacionais fora das referidas localidades.
 
 
Outro ponto beneficia requerimentos de povos e de comunidades tradicionais. Também são bonificados os requerimentos de participação em acontecimentos nos países da América Latina, do Caribe e naqueles que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
 
 
“Os critérios de bonificação visam minimizar desigualdades e promover a descentralização das ações culturais, assim como fortalecer e difundir ações culturais no interior do País, em consonância com as prioridades da política internacional brasileira e da política cultural do MinC”, disse o secretário da Sefic, Henilton Menezes.
 
 

Para mais informações sobre o Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural e acesso aos editais, confira o  site do Ministério da Cultura.