Inácio Arruda defende recursos do petróleo para a educação e comemora 58 anos da Petrobras


 Ao discorrer sobre a greve dos professores no Ceará, o aniversário de fundação da Petrobras e os recursos advindos da exploração do petróleo na camada de pré-sal, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) defendeu mais uma vez a destinação de parte do dinheiro obtido com essa exploração à educação.

 

Inácio Arruda disse que é necessário elevar o orçamento da educação básica, especialmente, acrescentando que uma boa saída é a vinculação dos recursos do pré-sal a essa área, caso contrário o dinheiro poderá ser mal utilizado ou desviado.
 
 
– É preciso vincular os recursos do petróleo do pré-sal, ou eles irão parar em fundos externos que farão a graça da banca internacional ou serão utilizados sem critérios por parte dos gestores Brasil afora – disse, em discurso nesta terça-feira (4).
 
 
O senador também comemorou os 58 anos da Petrobras, completados no último dia 3. Ele traçou um histórico do desenvolvimento da empresa, criada pelo presidente Getúlio Vargas, lembrando que embora seu começo se tenha dado em um cenário pessimista, ela é hoje uma das mais respeitadas em sua área de atuação.
 
O Brasil, disse Inácio Arruda, já é o sétimo maior consumidor mundial de petróleo e a perspectiva é de crescimento contínuo. Ele lembrou que, diante disso, quatro novas refinarias serão construídas.
 
– Comemorar os 58 anos de existência da Petrobras, para nós, pode significar uma conquista extraordinária. A sua comemoração é fruto da luta do povo brasileiro. Dizia-se que aqui nem tinha petróleo e hoje temos uma empresa gigantesca na América do Sul, vitoriosa, que produz riqueza em todo o Brasil. Não há um ponto do Brasil em que não esteja presente a Petrobras – disse.
 
Inácio Arruda defendeu ainda a distribuição dos recursos obtidos com o petróleo da camada pré-sal entre todos os estados e municípios de forma mais justa.