Evento alerta sobre prevenção do Câncer


Pelo terceiro ano, a caminhada do movimento Outubro Rosa transformou a avenida Beira Mar com a força de milhares de pessoas, engajadas na conscientização para a prevenção do câncer de mama. E o rosa, como não poderia deixar de ser, tomou o asfalto e até o mar, com as sete jangadas que acompanharam o percurso. 

 

O movimento do Outubro Rosa é mundial e fortalece a luta para que a informação proporcione a cura de mais mulheres acometidas pelo câncer de mama. Homens e mulheres de todas as idades seguiram em caminhada com música, chamando a atenção para a causa.
 
 
Lutas diárias
 
Segundo a coordenadora do evento em Fortaleza, Valéria Mendonça, os objetivos da mobilização abrangem a prevenção, o diagnóstico precoce, exame de mamografia de qualidade, mais médicos mastologistas e o tempo máximo de 30 dias do momento da descoberta até o início do tratamento.
 
 
Ela indicou que participaram da caminhada, aproximadamente, cinco mil pessoas. Muitas delas vindas de outras cidades, uma vez que, em 2011, mais de 40 municípios aderiram à campanha.
 
 
A convidada especial da caminhada, a modelo e empresária Luiza Brunet lembrou da importância do comprometimento da família inteira na realização dos exames que podem dar maiores chances de cura.
 
 
E foi o conhecimento do próprio corpo que fez a diferença na vida de Isabel Alves, 51, que descobriu um nódulo e procurou o médico rapidamente. Em tratamento, ela participava da caminhada pela primeira vez e já se sentia uma vitoriosa.
 
 
SERVIÇO 
Encerramento do Outubro Rosa
Quando: Hoje, às 19 horas.
Onde: Centro Dragão do Mar. Endereço: Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema
O último dia do mês que foca a atenção do mundo para a necessidade da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama será marcado com o agradecimento aos que se mobilizaram pela causa.