Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 receberam, pela primeira vez, atletas beneficiados pelo programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte. Participaram do evento 198 esportistas do programa, dos quais 94 subiram ao pódio e conquistaram 37% de todas as medalhas brasileiras: foram 53 medalhas das 141 da delegação, sendo 10 ouros, 14 pratas e 29 bronzes.
Programa Bolsa Atleta
Criado em 2005, o programa do governo federal é a maior ação de patrocínio esportivo individual do mundo. Na edição do do Pan no Rio de Janeiro, em 2007, o programa tinha dois anos de existência. O benefício já atendeu 13.852 competidores de alto rendimento nos seis anos de existência. Nesse período, o Ministério do Esporte investiu diretamente cerca de R$ 224,2 milhões nos esportistas.
Destaques
Entres os bolsistas que se destacaram nos Jogos de Guadalajara está Ana Luiza Mello, que estabeleceu novo recorde pan-americano de pistola 25 metros (203,9 pontos) e ganhou ouro para o Brasil no tiro esportivo. Já o mesa-tenista Hugo Hoyama conquistou pela 10ª vez o lugar mais alto do pódio pan-americano. Ele e Gustavo Tsuboi, também bolsista, conquistaram a medalha de ouro por equipes, junto com Thiago Monteiro.
Erlon Silva e Ronilson de Oliveira, que ficaram com a medalha de prata na prova C2 1.000m da canoagem, também garantiram vaga nos Jogos Olímpicos Londres 2012. A dupla de remadores João Borges e Alexis Mestre ganhou prata inédita na prova de 200 metros. A ginasta Angélica Kvieczynski subiu no pódio quatro vezes e conquistou o bronze no arco, na bola e no individual geral, além da prata nas maças.