Associação brasileira lança concurso inédito para os cafés naturais do Brasil


 

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE) lançaram o primeiro concurso de qualidade para cafés naturais. A competição Cup of Excellence – Natural Late Harvest é inédita para cafés com este tipo de processamento (colhido e seco com casca).
 
 
Criado no Brasil em 1999, o Cup of Excellence busca reconhecer a mais alta qualidade entre todos os cafés produzidos em um país, e atualmente é realizado em nove nações produtoras. “Por meio do concurso, os importadores de café cereja descascado e despolpado descobriram o Brasil como uma das principais fontes do produto, e a nossa intenção é obter o mesmo resultado com a realização do certame voltado aos cafés naturais. Queremos ver esses grãos em novas páginas na historia da cafeicultura, abastecendo o mundo com sua elevada qualidade e, principalmente, gerando retorno financeiro ao produtor", explica Silvio Leite, proprietário da Agricoffee e presidente do júri geral do certame.
 
 
As inscrições para o concurso de cafés naturais serão abertas em 1º de novembro, o que possibilita a participação de todos os produtores, tendo em vista que a colheita está concluída e o café está em um momento ideal para a degustação. O prazo final para inscrições e entrega das amostras é 4 de dezembro.
 
 
As amostras inscritas passarão pela pré-seleção, entre os dias 12 e 16 de dezembro, no Centro de Excelência do Café do Sul de Minas (CEC – Sul de Minas), quando serão avaliadas com base em tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e qualidade de bebida. 
 
 
Os lotes aprovados seguirão para a fase nacional, que ocorrerá de 16 a 20 de janeiro de 2012, também no CEC – Sul de Minas, e definirá os cafés semifinalistas. Esses serão encaminhados para a fase internacional, entre 23 e 27 de janeiro, quando a comissão julgadora definirá os lotes que participarão do leilão Cup of Excellence – Natural Late Harvest, a ser realizado em 20 de março de 2012.
 
 
A diretora-executiva da BSCA, Vanusia Nogueira, destaca a importância dos cafés naturais para a sustentabilidade das propriedades. "São cafés de alta qualidade, produzidos de modo seco, naturalmente e sem a utilização de água no processamento. O fato de os cafeicultores que participam do processo possuírem suas propriedades certificadas demonstra a responsabilidade que têm com a preservação do meio ambiente e, também, com os fatores econômico e social", comenta.
 
 
Segundo Luiz Paulo Dias Pereira Filho, presidente da associação, a realização do concurso é uma grande vitória para o Brasil. "O Cup of Excellence – Natural Late Harvest gerará benefícios qualitativos e econômicos para toda a cadeia produtiva, pois os cafés naturais representam 90% da produção nacional", conclui.
 
 
O concurso conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), do Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé) e do Conselho Nacional do Café (CNC). A auditoria está a cargo da IMO Control do Brasil.