Senadores vão comemorar Dia do Economista


O período do expediente da sessão da próxima terça-feira (20) será destinado à celebração, no Senado Federal, do Dia do Economista, comemorado em 13 de agosto. A homenagem está marcada para começar às 14h.
 
 
De acordo com o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), autor do requerimento da homenagem, a data foi escolhida porque nela foi publicada, em 1951, a Lei 1.411, que regulamentou a profissão e criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Economistas Profissionais – hoje Confecon e Conrecons.
 
 
Inácio Arruda é autor do PLS 658/07, que propõe atualizar a regulamentação do exercício da profissão de economista. A matéria, fruto de discussões realizadas pela própria categoria, procura estabelecer com maior precisão o campo de atuação do profissional economista, delineando os meios pelos quais serão desempenhadas as suas atividades e especificando quais são as privativas ou inerentes ao exercício desta profissão.
 
 
O senador destacou que, apesar de ser uma ciência relativamente jovem, a Economia já incluiu alguns de seus membros entre os maiores pensadores da humanidade.
 

"No Brasil, por exemplo, basta citar o nome do brasileiro Celso Furtado para visualizar o grau de profundidade e de fundamentação humanista que a economia, quando bem exercitada, pode alcançar", afirmou, ao justificar o requerimento.