O Senador Inácio Arruda destacou a importância do Fundo de Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM ) para o fortalecimento da integração entre os países do Bloco, hoje (20), durante o Seminário Internacional Mercosul Fundos Comunitários e Controle Regional. O evento, promovido pela Organização das Entidades Fiscalizadoras Superiores dos Países do Mercosul e Associados (EFSul), teve como objetivo ressaltar a importância do controle externo no âmbito do Mercosul, além de subsidiar a realização de uma auditoria no Programa de Ação Mercosul Livre de Febre Aftosa.
"O FOCEM é o primeiro e o mais importante passo para combater as diferenças regionais entre as economias mais poderosas e as mais fracas. Para tanto, é necessário que ele tenha mais recursos para, de fato, investir no desenvolvimento regional. Reconhecemos que para investir mais precisamos fiscalizar melhor o gerenciamento desses recursos, para evitar o desvio de dinheiro público", destacou Inácio, convidado a falar sobre o papel do Parlamento do Mercosul.
O Senador ressaltou ainda a importância do incremento na integração cultural e ferroviária entre a América Latina. "Além da integração econômica precisamos contribuir com a troca cultural entre os países-membros. Afinal, quantos bons artistas temos em nossos países que certamente o também seriam nos outros Estados", afirmou.
Também palestraram no evento DR. JUAN RAMALLO MASSANET, MEMBRO DO TRIBUNAL DE CONTAS EUROPEU, DR. MARCOS GREGORIO SÁNCHEZ TREJO, PRESIDENTE DA CORTE DE CONTAS DE EL SALVADOR E SECRETÁRIO TÉCNICO DO CONSELHO FISCALIZADOR REGIONAL DO SISTEMA DE INTEGRAÇÃO CENTRO-AMERICANA (CFR-SICA) E MINISTRO LUCIANO BRANDÃO ALVES DE SOUZA, SECRETÁRIO GERAL DA ORGANIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES SUPERIORES DE CONTROLE DA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (OISC-CPLP).