Fifa instala-se em Fortaleza em 2012


O Castelão e todas as suas instalações, inclusive o entorno, receberam a visita de uma comitiva da Fifa e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL) nesta quarta-feira. Ao todo, 35 pessoas integraram a comitiva, entre responsáveis pelas áreas de Competições, Marketing, Hospitalidade e cerimonial, Operações de Imprensa, TV, Logística, Segurança, Tecnologia da Informação, Ingressos e Gerenciamento de riscos.

 

Até então, o acompanhamento da obra de reforma e modernização das arenas da Copa era feito virtualmente. A ideia desta nova fase é conferir como andam os preparativos de cada sede, auxiliando a compreensão de detalhes técnicos, pertinentes ao evento nas obras nos estádios. Para isso, os 35 membros da comitiva fizeram um tour pela área da nova instalação. Eles conheceram a maquete física, foram apresentados aos estágios da obra, ao ritmo empenhado e o percentual de finalização, já bem avançado, em mais de 42%.
 
 
 
“Demos ênfase à Etapa I, já concluída. Almoçamos no próprio local, destacando que o Castelão é o único estádio das sedes que já tem coisa pronta”, ressaltou o titular da Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa) Ferruccio Feitosa. Para ele, a visita veio em um momento estratégico para as pretensões cearenses. “Fiquei extremamente feliz, porque no dia 20 [de outubro] será a decisão das sedes da Copa das Confederações [em 2013] e a definição dos jogos da Copa do Mundo e, quando se tem o que mostrar, isso conta como ponto positivo”, afirmou Ferruccio.
 
 
O secretário está otimista quanto à inclusão do Castelão na Copa das Confederações. “Eles [a comotiva da Fifa e do COL] transmitiram ar de muita alegria quanto ao ritmo das obras”. A partir de agora, cada sede receberá a comitiva duas vezes por ano. Mas no início do ano que vem, segundo o secretário, o acompanhamento deve estar ainda mais presente, pois será montado um escritório fixo da Fifa em Fortaleza.
 
 
Nesta primeira etapa de visitação presencial, iniciada no último dia 19, a comitiva já passou pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Recife. A visita tem caráter puramente operacional, não havendo dessa forma qualquer divulgação imediata de resultados. Ao final das vistorias, o grupo produz um relatório que será enviado ao Bureau da Copa do Mundo, que reúne-se no dia 18 de outubro em Zurique, na Suíça, dois dias antes da definição das sedes escolhidas para os torneios de 2013 e 2014.
 
 
Câmara cria comissão para lei geral da copa
A Câmara dos Deputados vai criar uma comissão especial para analisar o projeto da Lei Geral da Copa. A proposta deverá ser votada na Casa e no Senado até o fim do ano. “A votação ainda em 2011 vai dar maior segurança jurídica para a Fifa e para a preparação da Copa no Brasil”, disse o ministro do Esporte, Orlando Silva, após reunião com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).
 
 
Orlando Silva disse que o Brasil terá de se adaptar às exigência da Fifa para o Mundial. Entre elas, o combate à pirataria de produtos. “A Lei Geral tem como objetivo cumprir garantias com as quais o governo se comprometeu. A Copa é um produto e o Brasil tem de seguir determinadas regras”, destacou o ministro. “O Mundial da Fifa tem especificidades e um campeonato mundial é diferente de um campeonato que ocorre no Brasil”, completou.
 
 
A Lei Geral da Copa estabelece os critérios para a realização dos jogos no Brasil. Ela trata de temas como ingressos, funcionamento dos estádios e cobrança de tributos. O pagamento de meia-entrada por estudantes também estará em debate. Segundo Marco Maia, o assunto não é regulado por lei federal, apenas por leis estaduais, e “há discordância da Fifa para o que está colocado para os estádios brasileiros”.