Congresso em Foco admite erro e retira Inácio da lista de faltosos do Senado


Uma informação errada do site Congresso em Foco foi contestada pelo Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), com documentação do Senado demonstrando que todas as suas ausências às sessões da Casa se deveram a missões parlamentares fora de Brasília ou do Brasil. Segundo o site, Inácio teria faltado, sem justificativa, a cinco sessões do Senado. Segundo os documentos da Mesa do Senado, todas as ausências do Senador Inácio às sessões decorreram de ele estar em missões autorizadas pela Casa para representar o Senado, conforme os artigos 13 e 40 do Regimento Interno do Senado. No documento emitido pela Mesa do Senado, as ausências do Senador estão marcadas como MIS (código – Presente, art. 40 – em Missão), e AP (art. 13, caput – Atividade política/cultural), todas justificadas, portanto. 

 

 
De 8 a 10 de fevereiro, o Senador Inácio estava em Missão Parlamentar no Exterior para representar o Senado no Fórum Social Mundial, em Dacar, no Senegal, conforme termos do artigo 40 do Regimento Interno do Senado.
 
 
No dia 2 de junho, novamente nos termos do artigo 40, o Senador Inácio representou o Senado Federal em missão parlamentar na IV Conferência de Prefeitos da C40, na cidade de São Paulo-SP.
 
 
No dia 9 de junho, o Senador Inácio, nos termos do art. 13, combinado com o art. 40, o Senador Inácio participou, no Rio de Janeiro, de diligência da Comissão Temporária de Defesa Civil no Auditório Nelson Carneiro da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, para analisar e propor alterações ao Sistema Nacional de Defesa Civil. 
 
 
Informado do equívoco, o Congresso em Foco publicou nova matéria, “Inácio Arruda contesta dados sobre assiduidade”, onde registra: “A despeito das eventuais dificuldades impostas pelo mecanismo de pesquisa na página eletrônica do Senado, a reportagem invariavelmente retifica, a qualquer tempo, eventuais erros de documentação cometidos pela instituição reproduzidos em nossas páginas”. Considera, ainda, que “dificulta a compilação” o fato de as atas diárias do Senado e os registros de comparecimento e requerimentos de licença serem “cada um deles disposto separadamente no site oficial”.
 
 
No dia 16 de setembro, às 15h40, o Congresso em Foco atualizou a matéria “Lobão Filho, o mais ausente no 1º semestre”, informando: “O senador Inácio Arruda fez, após a publicação da matéria, uma contestação, dizendo que justificara todas as suas faltas e apresentara, a tempo, a documentação à Mesa do Senado. Diante das explicações do senador, ele foi retirado da lista”.
 
 

Link para a matéria Congresso em Foco