O Festival do Rio, o FestRio, é uma espécie de imensa vitrine para os filmes que o integram. É através dele que as películas se tornam conhecidas do público e da crítica, ganhando exposição antecipada antes de chagarem aos cinemas. Entre os 22 títulos brasileiros selecionados nas 3 mostras competitivas destacam-se duas produções cearenses: Os Últimos Cangaceiros, de Wolney Oliveira, Mãe e Filha, de Petrus cariry, e uma terceira,O Abismo Prateado, de Karim Aïnouz, rodado em Copacabana, no Rio de Janeiro
Produzindo cerca de 100 filmes por ano, o cinema brasileiro vai colocar 22 títulos na vitrine do Festival do Rio. Os 22 títulos foram divididos em 3 mostras competitivas: longas de ficção, longas documentários e hors concours ficção. São 9 no primeiro grupo, 8 no segundo e 5 no terceiro. Eles serão lançados comercialmente ao longo dos meses finais deste ano, mas a maioria vai aguardar 2013.
A ser realizado de 6 a 18 de outubro, o Festival do Rio é um dos mais importantes do País, só rivalizado com o de São Paulo, o qual se utiliza praticamente dos mesmos filmes. Os 2 filmes cearenses serão exibidos nos 2 festivais e em seguida, devem chegar aos cinemas. Nel Petrus e nem Wolney me informaram se os filmes já estão com distribuidoras definidas. Lembramos que Mãe e Filha leva consigo a credibilidade de ter recebido as principais premiações da última edição do Cine Ceará.