Unasul debate criação de instância eleitoral no bloco


Os ministros das Relações Exteriores da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) se reunirão na quarta (24) em Buenos Aires, na Argentina, para debater, entre outros temas, a criação de uma instância eleitoral no bloco e avaliar a política conjunta no enfrentamento da crise internacional, divulgaram fontes oficiais nesta segunda (22).

 
 
Os chanceleres abordarão as recomendações adotadas pelos ministros da Economia dos 12 países que integram o bloco, que se reuniram há duas semanas também em Buenos Aires e entraram em acordo sobre várias medidas para "blindar a região diante da crise", indicou um comunicado do governo argentino.
 
 
Fundo comum de reservas
 
Entre as medidas propostas pelos titulares das pastas econômicas estão o aumento do comércio interregional, o emprego de moedas locais nessas transações e a consolidação de um fundo comum, alimentado pelas reservas dos bancos centrais de cada país, com o fim de reduzir a dependência dos capitais internacionais.
 
 
Os ministros do Exterior definirão "as direções que devem estabelecer os três grupos de trabalho formados na Unasul", informou ainda o comunicado.
 
 
Além disso, "deverão apresentar outras ferramentas conjuntas para avançar em medidas que permitam enfrentar sem maiores problemas a crise internacional atual, que está prevista para ser ‘longa’, e que pode ter impacto nas moedas e nas commodities que os países em desenvolvimento exportam", acrescentou o texto.
 
 
Mecanismos unificadores
 
Os ministros analisarão também a criação de mecanismos que aprofundem a união regional, como uma instância eleitoral, que 
avalie e enfrente "os problemas concretos que surgem da integração entre os 12 países do bloco".
 
 
Todos estes aspectos começarão a ser discutidos nesta terça (23) pelo Conselho de Delegadas e Delegados da Unasul, que integram Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
 
 
A reunião de chanceleres, da qual participará a secretária-geral da Unasul, María Emma Mejía, coincide com a realização em Buenos Aires, dia 25, da 5ª reunião de ministros das Relações Exteriores dos países-membros do Fórum de Cooperação entre América Latina-Ásia do Leste (Focalal).