O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) foi reconduzido ao Parlamento do Mercosul (Parlasul), representando o Brasil. A nova representação brasileira que deverá ser instalada até o dia 17 de agosto é formada por 27 deputados e 10 senadores, sendo três parlamentares do PCdoB. A primeira sessão parlamentar, reunindo os quatro países, acontecerá em Montevidéu, ainda em agosto. Durante a reunião, serão escolhidos o presidente e o vice-presidente do colegiado e o vice-presidente do Parlasul.
“Todas as regiões do país são representadas no Parlasul, reforçando a idéia da integração política, econômica e social do Mercosul. Só para se ter uma idéia, 30% das exportações do Ceará são destinadas a este mercado. Assim como nós, outros estados da nossa região também, isso demonstra a importância do Mercosul para o Brasil “, destacou Inácio.
Atendendo a um critério de revezamento entre a Câmara e o Senado, o presidente da representação brasileira, provavelmente, será um senador. Um deputado deverá ser indicado para compor a Mesa do parlamento até o final de 2012.