A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado lançou nesta quarta-feira uma campanha de apoio aos museus. O objetivo é aumentar os investimentos nesses locais que preservam a cultura e a memória de uma comunidade ou do próprio país.
O lançamento teve a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda. Ela conta com a sensibilidade de senadores e deputados para que sejam apresentadas emendas ao Orçamento da União direcionadas ao Instituto Brasileiro de Museus.
"Existe uma relação muito especial entre os parlamentares, que vêm do Brasil todo, e os museus que estamos tentando implantar, equipar e ajudar no Brasil, em regiões distantes que eles representam", disse.
Integrante da comissão, o senador Inácio Arruda (PC do B-CE) espera que a iniciativa tire os museus brasileiros da situação de penúria.
"Um museu, em qualquer canto do mundo, você chega na Europa, nos Estados Unidos, na China, onde tem museus espetaculares, na Índia. E o Brasil ainda cuida pouco de seus museus, ainda trata como uma coisa absolutamente secundária, o orçamento para eles é mínimo", disse.
O Brasil tem atualmente 3.000 museus, que estão concentrados em pouco mais de 1.000 dos 5.565 municípios do país. Eles geram 22.000 empregos e têm média anual de 82 milhões de visitantes.
Ouça o audio aqui: www.inacio.com.br/podcast.php