O Senador Inácio Arruda participa, nesta quinta-feira (25), do Encontro do Parlamento Latino-Americano (Parlatino), no Rio de Janeiro. Cerca de 50 parlamentares de 23 países da América Latina estarão reunidos, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, para discutir, entre outros temas, o posicionamento da região em relação às mudanças climáticas e à gestão dos recursos hídricos; como o crime organizado tem afetado a soberania dos países, além de um anteprojeto de lei de marco regulatório para o comércio eletrônico entre os países da América Latina.
“O Parlatino é um instrumento democrático que fortalece os países latinos e assegura a integração entre os nossos povos tão semelhantes quanto às suas necessidades”, destacou Inácio. O presidente do Parlamento Latino-Americano, o deputado panamenho Elias Castilho, reafirmou a importância da integração entre os países latinos. “Esta é uma reunião da qual participam senadores e deputados de todos os países da América Latina, por isso, deve contribuir para que criemos leis apropriadas e necessárias a nossos países”, explicou. Também participam do evento o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito carioca, Eduardo Paes, e o presidente da Alerj, deputado estadual Paulo Melo.
Fundado em 1964, o Parlamento Latino-Americano é uma organização regional, permanente e unicameral, integrada pelos Parlamentos Nacionais da América Latina. É uma instituição democrática representativa de todas as tendências políticas existentes nos corpos legislativos dos países integrantes. Está encarregado de promover, harmonizar e canalizar o movimento em direção à integração. Integram o Parlamento Latino-Americano: Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Curaçao, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, San Martin, Suriname, Uruguai e Venezuela.