A bancada do PCdoB no Congresso Nacional recebeu, no dia 23 de agosto, o embaixador da Palestina, Ibrahin Al-Zeben, que pediu que a solidariedade dos amigos “seja visível e palpável, com presença física e coberturas jornalísticas”. Os parlamentares comunistas lembraram a tradição do Partido de solidariedade à causa palestina e se comprometeram a ajudar o país a conquistar a sua integração na ONU. Na oportunidade, a deputada Manuela D’ávila entregou ao embaixador cópia da moção de apoio à causa palestina, assinada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.
A solicitação à ONU será apresentada em setembro próximo pela Organização para a Libertação da Palestina (OLP), reconhecida internacionalmente como única e legítima representante do povo palestino. O pedido exige que seja reconhecido como Estado palestino o espaço físico tendo como fronteiras as linhas de 1967, compreendendo a Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental como capital.
Para o embaixador, “uma manifestação da Câmara é fundamental, porque representa o povo brasileiro”. Ele disse que “contamos com apoio da grande maioria da comunidade internacional e esperamos contar com ela porque a integração da Palestina à ONU é uma questão de justiça e legalidade, que exige sua presença física como Estado”, afirmou.
Até setembro, quando sairá a palavra final, o embaixador da Palestina vai contar com manifestações públicas dos parlamentares do PCdoB em favor do seu pleito. O líder do PCdoB na Câmara, deputado Osmar Júnior (PI), e o líder do PCdoB no Senado, Inácio Arruda, estão articulando as formas de apoio.
Inácio Arruda, ainda enquanto vereador de Fortaleza e deputado estadual do Ceará, instituiu no calendário municipal e estadual, respectivamente, o Dia de Solidariedade com o Povo Palestino. A data é lembrada no dia 29 de novembro simultaneamente em várias capitais do mundo, dia em que a Assembléia Geral das Nações Unidas votou a Resolução 181, divisão arbitraria da Palestina entre Árabes e Judeus, decisão que favoreceu a criação do Estado de Israel.