CTB participa de encontro sindical internacional em Nicarágua


Desde o começo desta semana, dezenas de dirigentes da CTB e de sindicatos e federações ligadas à Central têm embarcado para Manágua, na Nicarágua, cidade onde será realizado, entre os dias 25 e 27 de agosto, a quarta edição do Encontro Sindical Nossa América (ESNA).
 
 
Mais de 30 dirigentes cetebistas participarão do evento, que até eta terça-feira (23) já contava com a inscrição de mais de 200 delegados internacionais, além de outras centenas de sindicalistas nicaraguenses. O evento contará com a cobertura do Portal Vermelho.
 
 
batista_fsmPara João Batista Lemos, secretário adjunto de Relações Internacionais da CTB e vice-presidente da Federação Sindical Mundial (FSM), o 4º ESNA colocará os trabalhadores da América Latina diante de diversos desafios, que precisarão de uma resposta firme para ser enfrentados.
 
 
“A integração regional me parece o maior desafio. O que a classe trabalhadora pode fazer nesse cenário de crise do capitalismo? Qual a contribuição que as centrais sindicais do continente podem dar? Como os trabalhadores podem intervir nesse processo?”, questiona o dirigente cetebista.
 
 
Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB, embarca nesta quarta-feira para Manágua. Segundo ele, o sindicalismo brasileiro terá contribuições valiosas para o aprofundamento dos debates que serão realizados na Nicarágua. “A CTB difundirá a luta unitária do sindicalismo brasileiro pela construção da Agenda da Classe Trabalhadora, aprovada na Conclat de 1º de junho de 2010, e contribuirá para o fortalecimento da unidade e luta do sindicalismo em nossa região”, afirmou.
 
 

Todas as atividades do 4º ESNA serão realizadas no Auditório da Biblioteca da Universidade Nacional de Engenharia (UNI) “Simón Bolívar”, na capital da Nicarágua.