Concurso público vai premiar práticas artísticas de pessoas com deficiência


Estão abertas entre os dias 15 de agosto e 30 de setembro as inscrições para o Concurso Público Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 – Edição Albertina Brasil – ‘Nada Sobre Nós Sem Nós’. A iniciativa é da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC), em parceria com a Escola Brasil, e tem patrocínio da Petrobras, com apoio da Lei Rouanet. O edital da seleção foi publicado no Diário Oficial da União da última terça-feira (2).
 
 
Ao todo, serão premiadas 30 iniciativas culturais já realizadas nas categorias de Expressões Artísticas (20 prêmios, quatro para cada região do País) e de Acessibilidade (10 prêmios, sendo dois para cada uma das regiões brasileiras). O prêmio terá valor de R$ 12,5 mil para cada iniciativa.
 
 
Na primeira categoria, podem participar pessoas físicas com deficiência; grupos informais com, pelo menos, um artista com deficiência; e instituições de direito privado, sem fins econômicos, envolvidas com expressões culturais, que apresentem pelo menos um artista com necessidades especiais. Já na categoria de Acessibilidade podem concorrer os três grupos de candidatos já mencionados, com a ressalva de que poderão ter, ou não, em sua composição, pessoas com deficiência.
 
 
Em sua primeira edição, o Concurso Público Prêmio Arte e Cultura Inclusiva  presta uma homenagem a Albertina Brasil Santos, ativista com deficiência visual e pioneira na Administração Pública Federal, quando servidora da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Ela sensibilizou esferas de governo e comunidades culturais para promoção do talento das expressões de artistas com deficiência.
 
 
As inscrições só poderão ser feitas via Correios, por meio de carta registrada, em envelope identificado com a seguinte inscrição: Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 – Edição Albertina Brasil – “Nada Sobre Nós Sem Nós”, Escola Brasil. SRTVN- Quadra 702-Sala 4033- Edifício Brasília Rádio Center. Brasília-DF CEP: 70719-900 Caixa Postal 2440.