Unilab comemora hoje (20) um ano de criação


Hoje, dia 20 de julho, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) está comemorando um ano de criação. E, para marcar a data, foi elaborada uma programação que acontecerá a partir das 16h30, no Pátio da Universidade, no Campus da Liberdade, em Redenção (CE). A ideia é construir um momento de descontração para os estudantes, professores e funcionários, numa tarde de confraternização com homenagens, apresentação teatral e exibição de curtas.

A abertura do evento será feita pela vice-reitora, professora Maria Elias, que falará sobre a importância da criação da Unilab. Logo após, haverá uma homenagem a alguns dos atletas premiados no I Torneio Socioesportivo Unilab, realizado de 4 a 9 deste mês. Na sequência será plantada uma árvore para simbolizar a integração entre o Brasil e os países africanos.

Em seguida, os estudantes que estão participando da Oficina de Teatro do Oprimido, ministrada por Fernando Leão, farão uma apresentação de cena-problema nos moldes do Teatro Forum. A técnica consiste em produzir uma encenação baseada em fatos reais, na qual personagens oprimidas e opressoras entram em conflito na defesa de seus desejos e interesses.

Encerrando a programação, às 19h, serão exibidos quatro vídeos que integraram o Projeto Imagens da Paz II, da ONG Fábrica de Imagens – Ações Educativas em Cidadania e Gênero, em Fortaleza. São eles: “Coisa de Novela”, “Salto Alto”, “Carne de Procedência” e “Kunhãrobá”. Logo depois haverá um debate com a presença do diretor Augustiano Xavier e da editora e montadora Keltriane Melo, que falarão sobre os processos de criação e produção dos filmes.