O Programa Água para Todos, lançado pelo governo federal nesta segunda-feira (25), em Arapiraca (AL), vai reforçar a rede de cisternas na região Nordeste, para garantir o acesso à água para o consumo próprio e também para a produção de alimentos e criação de animais.
A região, que concentra mais de 60% da população rural brasileira em situação de extrema pobreza, será a primeira do País a receber essas medidas, dentro das ações do Plano Brasil Sem Miséria.
Até 2014, serão implantados na região cerca de 750 mil cisternas e 6 mil sistemas simplificados de abastecimento direcionados para o consumo humano. Essas medidas terão como prioridade as famílias com renda mensal inferior à da linha da pobreza extrema definida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e que estejam cadastradas no Cadastro Social Único do governo federal.
Os novos mecanismos, que serão coordenado pelos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Também são parceiros da ação, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Banco do Brasil, dentre outras.