Prazo para renovar financiamento estudantil é prorrogado até 31 de julho


Está prorrogado até 31 de julho o prazo para a renovação (aditamento) dos contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O novo prazo também vale para os contratos assinados com a Caixa Econômica Federal, cujo prazo de renovação terminou em 29 de abril e será reaberto agora. O prazo dos demais venceria nesta quinta-feira (30). O Ministério da Educação lembra os estudantes que a renovação contratual é obrigatória para que o aluno continue recebendo o financiamento. O aditamento é semestral.
 
Antes de fazer o aditamento, no entanto, o estudante deve ficar atento quanto à data em que aderiu ao Fies: de acordo com Antonio Corrêa Neto, diretor financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os financiados a partir de 14 de janeiro de 2010 devem aditar os contratos no Sistema Informatizado (SisFies) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O sistema se tornou o agente operador do Fies a partir daquela data, de acordo com a lei nº 12.202/2010.
 
Os demais estudantes, explica Antonio Corrêa Neto, devem renovar o financiamento Sistema de Financiamento Estudantil  (Sifes),  da Caixa Econômica Federal. 
 
Em 2012, as bases de financiamento da Caixa e do FNDE serão unificadas e os alunos passarão a contratar e renovar financiamentos exclusivamente no Sistema Informatizado (SisFies) do FNDE, segundo o diretor do fundo.