As inscrições de alunos ingressantes e concluintes de cursos de educação superior para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) começam na próxima segunda-feira (18). O período se estenderá até 19 de agosto. As provas serão aplicadas em 6 de novembro, em todo o País.
No Enade, a inscrição cabe às instituições de ensino públicas e particulares cujos cursos serão avaliados nesta edição do exame.
Segundo o Ministério da Educação, são esperadas um total de 1,2 milhão de inscrições de estudantes enquanto a previsão é de que cerca de 400 mil farão o exame. A prova, com duração de quatro horas, terá 30 questões de componente específico e dez de formação geral.
De acordo com as portarias nº 188 a 198 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), nas questões gerais será considerada a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive. “Além do domínio de conhecimentos e de níveis diversificados de competência e habilidade para perfis profissionais específicos, espera-se que os graduandos evidenciem a compreensão de temas que transcendam ao seu ambiente próprio de formação e importantes para a realidade contemporânea”, especifica a Portaria nº 188.
O conteúdo das provas de formação geral será especificado pelo Inep em portarias que ainda serão publicadas. As de nº 188 a 198 detalham o conteúdo das provas específicas nas áreas de tecnologia que passarão por avaliação este ano — tecnologia em alimentos; em análise e desenvolvimento de sistemas; em automação industrial; em construção de edifícios; em fabricação mecânica; em gestão de produção industrial; em manutenção industrial; em processos químicos; em redes de computadores; em saneamento ambiental.
Também será especificado em novas portarias o conteúdo das demais áreas a serem avaliadas — arquitetura e urbanismo e engenharia, biologia (licenciatura e bacharelado), ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática e química; pedagogia (licenciatura), educação física, artes visuais e música.
Assim como a inscrição, a divulgação dos inscritos no Enade de 2011 deve ser feita pelas próprias instituições de ensino superior. A partir deste ano, no entanto, os estudantes indicados para prestar o exame devem verificar a situação da inscrição na página eletrônica do Inep, entre 22 e 31 de agosto. Caso encontrem algum erro, devem notificar a instituição de ensino até 31 de agosto.
As portarias nº 188 a 198 foram publicadas no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (13).