Inácio destaca a educação no seminário de planejamento de Crateús


Com o tema “Projetos Estruturantes – Impactos e Benefícios para o município de Crateús, o senador Inácio Arruda abriu o seminário “Crateús 100 anos – Planejando a próxima década”, que aconteceu nos dias 01 e 02 de julho, no Campus do IFCE. O senador citou os grandes investimentos feitos pelo DNOCS e pelo Banco do Nordeste, que geram riqueza para a região, os parques hidrelétricos, rodovias e os diversos programas sociais, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF e o Bolsa Família, que distribuem renda e ajudam na economia.

No entanto, segundo o senador, a “educação é a melhor saída para os principais problemas brasileiros”. O governo Lula ampliou as escolas técnicas, que prepara para o mercado de trabalho. E isso foi possível depois de muita mobilização popular. A unidade do IFCE de Crateús é um exemplo. Ela pode formar aqui mestres com curso superior. Isso ajuda na economia e os jovens não precisam mais sair da sua cidade para estudar.

Inácio citou ainda os benefícios do PROUNI (hoje, 700 mil estudantes no país estão em faculdades particulares com bolsa do PROUNI) e a UNILAB – Universidade da Integração Internacional Lusofonia Afro-Brasileira. “Temos agora que planejar e pensar o futuro”, completou.

O objetivo do evento, segundo o prefeito Carlos Felipe, é preparar a cidade para os seus próximos dez anos.  Para isso é preciso reunir idéias, anseios e aspirações da sociedade civil organizada, discutindo, de forma participativa, políticas públicas municipais no tocante as questões estruturais e de desenvolvimento socioeconômico.

Participaram também como conferencistas do seminário, José Narciso Sobrinho, do Banco do Nordeste,  Ieda Castro, do ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, e o arquiteto e urbanista Custódio.

Ainda em sua fala, Inácio ressaltou a importância para Crateús do Cinturão das Águas, do cinturão digital, que vai conectar todas as escolas, e do projeto Lago Fronteiras. Esta obra, que já começou, foi colocada no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, mas desde 2004, que o mandado do senador vem destinando recursos através de suas emendas individuais. A construção da barragem está prevista para ser concluída em três anos, todos os moradores da área serão indenizados e será construído um grande projeto de irrigação.

“Temos no Brasil ainda muitos problemas a resolver, como por exemplo, os juros altos. Mas também temos muitas coisas boas acontecendo, mas que não atingem o município de Crateús. Por isso a importância do planejamento. E estamos aqui para  ajudar no que for preciso”, finalizou.